I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE XADREZ ESCOLAR SP 2

EVENTO ENCERRA COM GOSTO DE QUERO MAIS...

Grandes nomes como Geovanni Vescovi, Jaime Sunye, Jefferson Pelikian, Uvêncio Blanco, Antônio Villar, Ítalo Venturelli, tornaram o I Seminário de Xadrez Escola SP - 2011 o divisor de águas do xadrez escolar  na capital paulista.
  Contando com mais de 750 inscritos, o evento amplia perspectivas para o ensino do xadrez na rede municipal.
  Certamente a sociedade se dará conta de que os resultados provenientes das palestras e discussões apresentadas no seminário muito em breve.
  O evento em ambos os dias começou criteriosamente às 10:00 da manhã e  foi encerrado hoje exatamente às 16:00.

Tivemos a primeira palestra proferida pelo GM Jaime Sunye.
A experiência do GM foi apresentada no trabalho realizado desde os anos 80 até hoje. Com a palestra: "Evolução do ensino de xadrez nas escolas do Brasil e problemáticas enfrentadas por professores e gestores." Trouxe a evolução histórica dos projetos de xadrez escolar no Brasil, os problemas enfrentados ao longo dos anos.
O que fica de interessante é a característica científica do trabalho realizado no Paraná e posteriormente no Brasil. Mesmo não se considerando um professor o Engenheiro Químico e GM Sunye foi muito didático ao apresentar sua metodologia de trabalho . (Projeto Piloto, Modelo Reduzido, características comuns e por fim implantação mais ampla do projeto).



A última palestra foi apresentada por Dr.Uvêncio Blanco, responsável pelo braço da FIDE para o xadrez escolar. Dr. Uvêncio abordou as tendências atuais do ensino do xadrez escolar no mundo.
Fez também uma apresentação das propostas da FIDE para o xadrez escolar na Rússia, Armênia e México. Por fim apresentou as diretrizes sugeridas pela FIDE ao Brasil.  Em suma sugere tanto a  não obrigatoriedade do xadrez na escola, como o modelo híbrido entre obrigatoriedade e ñão.
Aguardamos agora, a data do II Seminário de Xadrez Escolar SP. Será que poderemos esperar pelas terras tupiniquins outros super GM's ?




2 comentários:

Hélder disse...

É possivel ter acesso as palestras?

XADREZ DE CADA DIA disse...

Olá Helder,

Em breve será disponibilizado para a rede municipal o material das palestras.