I SEMINARIO INTERNACIONAL DE XADREZ ESCOLAR EM SÃO PAULO

SEMINÁRIO É MARCO NA HISTÓRIA DO XADREZ ESCOLAR EM SÃO PAULO 
02/08/2011



     Depois de um tenebroso inverno ,voltamos.
Com grande alegria trazemos notícias do I SEMINÁRIO DE XADREZ ESCOLAR EM SÁO PAULO.
Evento que aconteceu no Auditório Elis Regina  Parque de Convenções do Anhembi SP entre os dias 02 e 03 de agosto.
Depois de uma corrida de 1:50 chegamos superando um trânsito que entopia a AV Corifreu de Azevedo Marques desde a USP Até o Shopping Continental, chegamos a Marginal do Tietê  e de lá 15min foi o suficiente para chegarmos até o estacionamento do local. Após deixarmos R$ 25,00 na entrada seguimos até a fila de credenciamento .
Tudo muito organizado com padrão de qualidade altíssimo.
Estando na fila fomos saudados pelo colega Tadeu  que nos explicou alguns procedimentos para utilização dos fones e transponder dos interpretes para a fala do GMI Garry Kasparov.
Tomamos um café reforçado e seguimos para abertura do evento.
O maravilhoso coral Bacarelli abriu as atividades.
Seguiu-se  a entrada das autoridades:- Prefeito Kassab, Secretário da Educação Schneider , GMI Geovanni Vescovi e GMI Kasparov.
Cantamos juntos o Hino Nacional e só então começaram as falas.
Muita coisa interessante foi falada. Mas ficam para depois tais informações.
Seguiu-se a palestra do Doutor Villar. Antes de começar-la surgiu uma brechinha e fomos parar de cara com o GMI Kasparov no saguão. Num momento súbito nos dirigimos a Kasparov e dissemos : - Mr. Kasparov, could you give-me an autograph? (  disse  na realidade signature). E lá fomos felizes com o autografo do Gênio. Tentamos tirar uma foto com o Super GM mas uma pessoa entrou na frente....

.... o GM Vescovi.....
Voltando a palestra do Doutor Villlar , o mesmo destacou sua experiência no ensino de xadrez  e também os campos possíveis da presença do xadrez.


Após a palestra seguiu-se um maravilhoso Brunch. Ou seja, almoço chique.

Confraternizamos no saguão com os mais de 700 colegas professores presentes.
Reunimo-nos com os amigos da DRE Butantã e compartilhamos um momento muito agradável.

Destacamos os professores Fabio Hoffman, a Cristiane da Emef Brasil Japão. A professora Marcia Donatello que alavanca o Xadrez na Emef CEU Butantã. Esse ano ficamos bem classificados na rede na categoria sub 14. Poderemos agora  participar da final individual do município de São Paulo no Pacaembú . Essa foto do lado foi tirada na fila do almoço. Após detonarmos o macarrão nos juntamos  em grupos e disputamos uma partidinha de xadrez . Foi muito divertido pois cada um da equipe tinha a vez de fazer o lance e dependia do outro acertar o melhor lance que o colega tinha feito anteriormente. Enquanto bebíamos (suco e refrigerante, é claro), rolavam os lances da partidinha .

No período da tarde o Médico Neurologista Ítalo Venturelli explanou sobre os benefícios neurológicos do xadrez para o indivíduo. Uma excelente palestra, vale a pena ouví-lo.
Por fim o dia acabou com uma simultânea oferecida por Kasparov. Maiores detalhes no jornal da band.


Amanhã falo mais . Agora começou o programa do Jô  e vai entrevistar Kasparov.

Nenhum comentário: