São Paulo 22/07/2012
Os motivos
combinatórios são definidos como sendo as características que
regulam e permitem realizar manobras forçadas.
Os motivos sugerem
como deve estar trabalhando os pensamentos do adversário.
Se queremos ganhar
no xadrez, temos que encontrar um caminho para obter algum tipo de
vantagem e depois disso buscar com aquela ou aquelas vantagens a de
vitória.
Como exemplo vejamos o
diagrama:
Que desvantagens
existem aqui para a colocação das peças pretas? Reformulando a
questão : - Que motivos surgem aqui para uma combinação? Nosso
trabalho aqui não é ver só as fraquezas grandes mas também
observar que existem micro fraquezas com por exemplo a torre de d7
“está no ar”, ou seja sem defesa. Não temos a obrigação de
defender todas as peças, porém, isso nos permite explorar essa
debilidade.
Podemos neste caso
capturar o bispo de f6 com nossa torre, se nossa torre for capturada
pelo peão, cria-se um nova debilidade : - Rei exposto ! Neste ponto
temos dois motivos para combinação: Torre sem defesa e Rei exposto.
Podemos explorar a situação jogando:
Dg4 + Rh8
Dxd7
E as
brancas ficam com uma peça de vantagem !
Neste
simples exemplo vemos uma única combinação, porém num exemplo
mais complexo poderá haver mais sacrifícios, com mais motivos
combinações.
ATAQUE
RESULTANTE:
É
definido como a segunda fase de uma combinação onde se executam os
recém-criados motivos de de um sacrifício executado
No
exemplo anterior Dg4+ é esse ataque resultante.
POSIÇÃO
DESIGNADA:
É a
posição que aparece depois do ataque resultante.
POSIÇÃO
CONCRETA
Foi a
posição que apareceu depois de Dxd7.
Nem
sempre a posição designada se combina com a posição concreta, mas
foi possível ver que no exemplo acima isso aconteceu.
Vamos
observar outro exemplo:
Que
desvantagens existem aqui na posição das peças pretas? Ou que
motivos existem aqui para uma combinação ?
A
ideia básica é abrir a posição do rei fazendo Dxh7 e mate com
Th3, porém temos necessidade de protegermos as casa de fuga jogando
Ce7 + primeiramente e logo em seguida caso o rei se mova para h8 vem
Dxh7+ seguido de Th3#.
Podemos
então concluir que em combinações há sempre sacrifícios,
manobras forçadas, ideias, ataques resultantes, posição designada,
posição concreta e vantagem decisiva.
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