MOTIVOS COMBINATÓRIOS

MOTIVOS COMBINATÓRIOS
São Paulo 22/07/2012


Os motivos combinatórios são definidos como sendo as características que regulam e permitem realizar manobras forçadas.
Os motivos sugerem como deve estar trabalhando os pensamentos do adversário.
Se queremos ganhar no xadrez, temos que encontrar um caminho para obter algum tipo de vantagem e depois disso buscar com aquela ou aquelas vantagens a de vitória.
Como exemplo vejamos o diagrama:



       Que desvantagens existem aqui para a colocação das peças pretas? Reformulando a questão : - Que motivos surgem aqui para uma combinação? Nosso trabalho aqui não é ver só as fraquezas grandes mas também observar que existem micro fraquezas com por exemplo a torre de d7 “está no ar”, ou seja sem defesa. Não temos a obrigação de defender todas as peças, porém, isso nos permite explorar essa debilidade.
Podemos neste caso capturar o bispo de f6 com nossa torre, se nossa torre for capturada pelo peão, cria-se um nova debilidade : - Rei exposto ! Neste ponto temos dois motivos para combinação: Torre sem defesa e Rei exposto. Podemos explorar a situação jogando:
Dg4 + Rh8
                                                                Dxd7

E as brancas ficam com uma peça de vantagem !

Neste simples exemplo vemos uma única combinação, porém num exemplo mais complexo poderá haver mais sacrifícios, com mais motivos combinações.




ATAQUE RESULTANTE:

É definido como a segunda fase de uma combinação onde se executam os recém-criados motivos de de um sacrifício executado
No exemplo anterior Dg4+ é esse ataque resultante.

POSIÇÃO DESIGNADA:

É a posição que aparece depois do ataque resultante.

POSIÇÃO CONCRETA

Foi a posição que apareceu depois de Dxd7.
Nem sempre a posição designada se combina com a posição concreta, mas foi possível ver que no exemplo acima isso aconteceu.

Vamos observar outro exemplo:


       Que desvantagens existem aqui na posição das peças pretas? Ou que motivos existem aqui para uma combinação ?
A ideia básica é abrir a posição do rei fazendo Dxh7 e mate com Th3, porém temos necessidade de protegermos as casa de fuga jogando Ce7 + primeiramente e logo em seguida caso o rei se mova para h8 vem Dxh7+ seguido de Th3#.

Podemos então concluir que em combinações há sempre sacrifícios, manobras forçadas, ideias, ataques resultantes, posição designada, posição concreta e vantagem decisiva.

Nenhum comentário: