SAIU NO JORNAL...


HÁ  ONZE ANOS ATRÁS, A MÍDIA REGISTRAVA...
2/05/2011

   Neste mês iniciaremos uma série de publicações que visam resgatar recortes de jornais que publicavam matérias sobre o xadrez.  Nesta semana uma reportagem que fazia referência a disputa de Rafael Dualib Leitão no mundial e uma partida contra Khalifman ...Bem que os principais jornais poderíam voltar a publicar uma coluna de xadrez semanalmente.
   Estes recortes serão escaneados da coleção do Prof e enxadrísta Paulo Nicolini ( 1822 rating CBX).  GM Giovani Vescovi, GM Milos, GM Everaldo Matsuura, GM Kasparov, GM Karpov entre outros, serão os temas das semanas seguintes.
   Como podem perceber foi impossível um escaneamento de qualidade com o recorte inteiro. As imagens obtidas serão sempre em duas partes . mas sempre a reportagem inteira.
   Essa fase do xadrez brasileiro era fielmente relatada pelo MI Herman Claudius . Experimentávamos o auge da publicação do grande público. É verdade que com o avanço da tecnologia e advento da internet as publicações e notícias se tornaram dinâmicas e com maior interatividade, mas ainda está um pouco aquém do conhecimento generalizado do público em geral . Precisamos pensar em uma ação mais efetiva para que o xadrez alcançe a grande mídia de massa e por fim coloque o xadrez no lugar que desejamos.
   Esperamos com essas reportagens antigas  contribuir ainda mais com a apropriação do grande público .




Nenhum comentário: