XADREZ PARA TREINADORES

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, SEDE DO XADREZ ESCOLAR


   Nos dias 02 e 03 de abril, (último fim de semana), pudemos experimentar um fim de semana muito especial na cidade de São Sebastião do Paraíso - MG.
      Essa cidade do interior mineiro sai na frente mais uma vez ao sediar os Cursos para Treinadores e Instrutores de Xadrez para todas as federações e Estados brasileiros. Essa modalidade de ensino teve 8 horas de curso cada um e envolveu cerca de 18 alunos  em torno do xadrez escolar e da formação de treinadores treinamento . Dentre as frentes tratadas tivemos:
- Como progredir no xadrez ?;
- Treino de Xadrez pela internet;
- Formação psicológica do atleta;
- Alimentação do atleta;
- Os Seis pilares do treinamento em xadrez, entre outros.

   Quem não foi perdeu. Tivemos a oportunidade única de conhecermos treinadores de diversas regiões. A troca de experiências nos trouxe muito ânimo e inspiração para desenvolver ainda mais o xadrez em nossas regiões.
 As idéias  envolvidadas na abertura, a anásile, as formas de  cáculo foram os temas que mais movimentaram as  discussões no curso de treinadores. Da secretaria de educação de São Paulo estivemos em quatro professores. Nello e Sebastião de Campo Limpo, Gérson e Manuel Folha da Diretoria do Butantã. Na ocasião o Prof Gérson Peren Nos explicou o estudo das aberturas por estrutura de formação das peças. Nesse momento três colegas puderam fazer diversas aberturas contra o Prof. Gérson Peres e o mesmo fez a mesma formação de peças no tabuleiro.

   Nosso professor Gérson Peres nos adiantou que o próximo Campeonato brasileiro será em São Sebastião.  Que venha setembro....
Maiores detalhes em http://www.clubedexadrez.com.br/

Um comentário:

jorge silva disse...

André:
Acredito que foi muito bom ter participado do curso.
Se eu soubesse que voce iria eu teria ido também, mas como não sabia acabei desisitindo de ir, mas com os novos conhecimentos que voce adiquiriu seus alunos serão beneficiados.
Um grande abraço meu amigo Andre, e, quem sabe você poderá passar pro felipe algumas dicas.

OBS: O Brasileiro que vai acontecer em São Sebastião do Paraiso, será o escolar?

Jorge