XADREZ POR EQUIPES - DRE BT - 2011


AS FACES DE UMA PREPARAÇÃO







Após 5 anos trabalhando com xadrez na Secretaria Municipal de Educação esta é a primeira equipe escolar que levou um ano de formação. Desde os primeiros torneios até preparação teórica, levamos o trabalho exigindo dos alunos e vendo o prazer que todos tinham em estarem disputando partidas e indo a eventos enxadrísticos. Formamos o sub 12 e o sub 14 da escola assim. 
      Estas fotos foram tiradas por meu amigo o professor Roger num intercâmbio que fizemos ano passado. De lá para cá muita coisa foi trabalhada, tanto no jogo quanto no caráter dos meninos. Na semana passada mais precisamente dia 18 a notícia veio. Não poderíamos colocar alunos na equipe sub 12 mesmo que fizessem aniversário depois da competição. Isso soou como uma bomba. Agora é correr atrás de novos garotos e refazer a equipe sub 12 . 
      Seria injusto deixá-los de fora, portanto, faremos um torneio nos moldes schuring para classificarmos os primeiros seis tabuleiros que irão a competição na sub 14.  Para diminuirmos o impacto tiramos um aluno da sub 14 e o colocamos na categoria sub 16, outro da sub 14 não poderá ir pois a família proibiu, outro bum . A sub 16 por falta de tempo terá dois alunos cortados desse evento após isso  deveremos intensificar o ritmo de preparação essa semana, após o doloroso corte e por falta de tempo hábil. 
      Estamos utilizando três aulas na segunda, três na quarta e três na quinta para treinamento, As segundas e quartas das 18:30 às 19:30  e ainda o horário do projeto que é de sexta das 10:00 às 11:30.
       O fato é que fica dificil falar em xadrez puramente pedagógico quando a frustração pela derrota é constante. É necessário portanto ser um pouco mais competitivo a fim de que feito tudo o que foi possível, assegurarmos que valeu a pena tudo que foi feito.  Poucos alunos da sub 12 foram em algum evento extra prefeitura , mas apesar disto estamos otimistas com a certeza de que estamos trilhando um bom caminho.E ainda os alunos da sub 10 num jogaram um torneio. Ao total teremos 48 alunos envolvidos . É a maior delegação do CEU Butantã num torneio por equipes.
         A vitória virá a seu tempo e coroará os que se dedicaram adequadamente.


Pequenos momentos e boas lembranças !! 

2 comentários:

Will disse...

Olá André, tudo bem?

Haverá um torneio no próximo dia 27, do Circuito AAAOC.
Mais informações no site da liga (www.ligadexadrez.com.br) ou no blog wwww.xadrezguarulhense.blogspot.com

Abraço!

Wilton

Will disse...

Ah, sobre o seu post, foi interessante, não imaginei tantos acidentes de percurso no xadrez escolar!

Abraço e parabéns pelo trabalha que realiza.

Wilton