ISRAEL TORNA XADREZ MATÉRIA OBRIGATÓRIA

Israel faz a introdução do xadrez no currículo escolar




Foi publicada a seguinte matéria no blog da Susan Polgar
Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 08:19
Em 18-19 de dezembro 2010 FIDE Presidente Kirsan Ilyumzhinov fez uma visita de trabalho a Israel. Em Tel Aviv, ele se reuniu com os membros do Governo de Israel, os chefes de federações desportivas e da comunidade de xadrez do país.
Em 18 de Dezembro Kirsan Ilyumzhinov reuniu-se com o Sr. Natan Sharansky, o político bem conhecido de Israel, chefe da organização não-governamental com o apoio da diáspora judaica, públicas e organizações culturais de todo o mundo.
Em 19 de Dezembro FIDE presidente discutiu a questão da implementação do xadrez no currículo das escolas em geral com o Dr. Shimshon Shoshani, Director-Geral do Ministério israelense da Educação. De acordo com os resultados da reunião Dr. Shoshani tomou uma decisão sobre a concessão dos fundos necessários ea preparação dos documentos necessários para a introdução do xadrez no programa obrigatório das escolas israelenses. Dr. Shoshani mencionou que o acordo entre o Ministério da Educação de Israel e da federação de xadrez de Israel será assinado em breve. Além disso, foi acrescentado que está prevista a introdução do xadrez não somente ao currículo escolar, mas para o programa de educação de crianças em instituições pré-escolares. O acordo entre a federação de xadrez da FIDE e israelenses da realização conjunta do programa "Xadrez nas Escolas" em Israel foi assinado anteriormente.
Durante a reunião Kirsan Ilyumzhinov relatou a experiência de implementação de xadrez para as escolas e convidou o Dr. Shoshani à República da Kalmykia conhecer a experiência kalmyk. Sr. Israel Gelfer, FIDE Vice-Presidente, Sr. Yigal Lotã, federação de xadrez de Israel, Sr. Emil Sutovsky, diretor executivo da federação de xadrez israelenses e principais especialistas do Ministério da Educação de Israel também participou da reunião.
No mesmo dia Kirsan Ilyumzhinov teve uma  reunião com o Sr. Varshavyak, chefe do Comitê Olímpico Nacional de Israel. O tema principal da reunião foi a introdução do xadrez para o programa do Jogos Olímpicos de Inverno. Sr. Varshavyak apoiou a oferta e os esforços de Kirsan Ilyumzhonov e notou que ele vai discutir essa questão com Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional durante a próxima reunião, em janeiro de 2011.


http://susanpolgar.blogspot.com/2010/12/israel-is-introducing-chess-to-school.html

Nenhum comentário: