Campeonato de Xadrez chega a sua 16ª edição

XADREZ NA PREFEITURA DE SÃO PAULO EM DESTAQUE



Escrevendo para nós o professor José Antonio que nos conta o Campeonato de professores na sua visão:

Olá Pessoal !!

Segue link de uma reportagem feita pela TV Gazeta em relação ao XVI Final

Municipal de Xadrez das Escolas da Cidade de São Paulo.

Eu apareço no filme, mas bem de longe e só dá para ver o brilho ....

Brilho da careca, rsrs

http://www.youtube.com/watch?v=g2p02zJUexM

A notícia ruim é que não consegui classificar nenhum aluno para a final este

ano, e agora as desculpas, é meu primeiro ano na escola que estou hoje.

A notícia boa, consegui vencer 6 partidas em 6 tornando-me o 9º Professor

Campeão da Cidade de São Paulo, lembrando que somente a partir de 2009

somente é permitido participar do torneio de Professores, por incrível que

pareça, Professores com Registro Funcional da Prefeitura da Cidade de São

Paulo, isto porque vinham muitos ex-alunos que eram oficineiros e acabavam

com a gente, hehe, os menino são bons!!

Comecei muito mal o torneio, onde o jogador já iniciou dizendo que não sabia

jogar direito, e realmente isso se confirmou, mas me enrolei com peça a mais

em um sacrifício furado e até levei um ilegal desconcertante e com um mate

se formando contra mim, mas a inexperiencia do colega me favoreceu.

Na segunda rodada não me lembro direito como foi a partida.

Na terceira rodada o colega me sai com c4 e já me preocupo com meu tempo,

pois é lógico teria que gastar tempo para não ficar mal na abertura, quando

percebo jogadas a frente que ele não sabia jogar a Inglesa e acabo tendo

vantagem e ganhando.

Agora a partir da 4ª rodada não tinha nenhum inexperiente, somente jogadores

fortes e ex-campeões, entre eles o Prof Ronaldo (descobridor da Laila), Prof

Waldomiro (uma lenda), prof Moisés (experiente jogador), foi me colocar

neste grupo e mais outros professores que não conhecia, mas se mostraram ter

condições de vencer.

Na quarta rodada o embate foi bom, com um Gambito do Rei, eu de brancas,

onde o adversário fez os lances de abertura mostrando que o conhecia, mas ao

tocar no bispo e ficar indeciso em joga-lo em e7 e d6 ele jogor um e7 e tudo

se desenvolveu bem.

Na 4ª rodada o até então Campeão do Torneio Waldomiro enfrenta um forte

professor do CEU Alto Alegre do extremo Leste da Cidade de São Paulo em sua

primeira atuação em torneios de professores e consegue uma excelente

vitória, onde se emocionou muito e foi muito cumprimentado pelos colegas,

afetos e desafetos do Waldomiro.

Na quinta rodada pego o colega que vencera o Waldomiro ainda emocionado pelo

feito e sabendo que não gostava do 1. d4 joga-o mas nunca disse que não sei

jogar contra 1. d4 e sim que não gosto de jogar contra isso, e como não

seguiu, devido, com certeza à emoção, as orientações de nossa formação recém

encerrada em 29 de novembro, desenvolva as peças rapidamente, faça o roque e

então vá para o ataque, e como isso não aconteceu em seu jogo, entrou

rapidamente um tático nos primeiros lances que ele defendeu bem, mas já

perdendo peão e espaço, ainda reagiu com uma tentativa de golpe tático para

mate mas sacrifiquei cavalo com retomada de um bispo em seguida e ameaça de

mate no corredor/ gaveta e venci.

Na mesa 1, ao lado, meus colegas Ronaldo, várias vezes campeão Municipal, e

em meu primeiro torneio na Prefeitura de São Paulo perdi a final para ele

ficando em 3º lugar, e o Prof Moisés que já tivemos um embate em 2005 onde

eu me sentia muito bem preparado para vencer, mas com peões passados a mais

e eu com bispo e ele também, ao dar um xeque no rei dele, ele se defende mal

e interpõe o bispo dele, demoro muito para jogar tentando ver todas as

jogadas para em seguida ir para a promoção, e pasmem ao invés de tomar o

bispo deixando meus peões já com os vestidinhos da dama, avanço um dos peões

passados e ligados e ele me toma o bispo e varre meu tabuleiro, pronto,

perdi, snif

Voltando a mesa 1 o Moises de pretas segue com uma Francesa e mesmo antes de

terminar meu jogo ouço ele solicitar empate que é recusado com a velha frase

“ vamos jogar mais um pouquinho “ onde após alguns minutos isso se

concretiza.

Vamos para a última rodada e pego o Ronaldo novamente, esta será a 4ª vez

nestes 9 anos que participo que o enfrento, com até então 3 derrotas, eu de

brancas ele responde com uma Francesa, o legal é que estou estudando uma

variante para quando o cavalo negro vai a e4, já até tinha comentado com os

colegas, mas pasmem novamente, pelo tanto que já joguei contra a Francesa me

esqueci e joguei rapidamente 2.d4 e não era esse o lance, hehe, então foi o

3. Nd2 mesmo, e segue abaixo a partida, mas totalmente modificada da

original adaptada para a posição de mate que achei lindo e que fui

ovacionado com palmas ao realizar o mate, isso com menos de 1 minuto para

cada lado.

O ritmo do torneio é de 15 min.

[Event "IX Torneio de Professores CSP"]

[Site "?"]

[Date "2010.12.03"]

[Round "6"]

[White "Jose Antonio"]

[Black "Ronaldo"]

[Result "1-0"]

[ECO "C07"]

[PlyCount "75"]

[EventDate "2010.03.12]


1-0

UGA

José Antonio

Nenhum comentário: