Reflexão

Um pouco de Nícollo Machiavelli.



"Aqueles que almejam obter favores dos príncipes, geralmente se empenham em fazer isso, oferecendo-lhes as coisas que eles mais prezam, ou as que percebem mais prazeirozas. Assim na maioria das vezes os prícipes são presenteados com cavalos, armas, tecidos de ouro, predras preciosas e ornamentos similares, dignos de sua grandeza. Vossa Excelência, eu vos desejo oferecer uma prova de minha devoção e não encontrei nada, entre tudo que possuo, que eu mais preze que o conhecimento das ações dos grandes homens....
....considerando que não posso ofererecer nada melhor do que os meios de compreender rapidamente tudo aquilo que aprendi em tantos anos de estudo e à custa de tantos problemas e perigos.
Espero que não seja presunção de um homem, com posição inferior e humilde, se aventurar e discutir e orientar a conduta de príncipes. Pois, da mesma maneira que os que desejam demarcar uma região se colocam nos baixios das planícies para observara forma e os atributos das montanhas e lugares elevados, e para estudar a natureza das regiões mais baixas se posicionam nos cumes, assim deve proceder um príncipe para compreender bem o caráter de seu povo. Da mesma forma, para compreender a natureza de um príncipe, é necessário que sejamos do povo."

Nenhum comentário: