XADREZ E FILATELIA
AMICI SUMUS
Esta exposição, idealizada originalmente na primavera de 2025, celebra a união entre duas paixões: o Xadrez e a Filatelia.
“O xadrez, como o amor e como a música, tem o poder de tornar os homens felizes.”
Essa frase, cunhada pelo Grande Mestre Tarrasch e retomada por diversos nomes do meio enxadrístico, corrobora esta singela homenagem aos grandes mestres do xadrez. Ela encontra sua expressão máxima em nomes como Fischer, Morphy, Steinitz, Karpov, Kasparov, entre outros, todos eternizados em filigranas postais.
A prática do xadrez torna os homens felizes, e sua representação na filatelia nos envolve em uma magia toda especial. Xadrez e Filatelia nos fazem viajar por histórias, paisagens, países e mundos muitas vezes desconhecidos à nossa cultura tupiniquim.
A arte, a educação e a cultura, unidas em pequenas peças, nos fazem refletir que há muito mais do que tecnologia e consumo neste nosso mundo.
Os selos são como pequenas pinturas que retratam realidades ainda por descobrir e desenvolver.
AMICI SUMUS — “somos amigos” — é a frase emprestada do xadrez postal para enfatizar essa união.
Ela representa o verdadeiro espírito desta casa: a Escola Municipal de Xadrez Antônio José França Garcia, que acolhe pessoas de diversas raças, gêneros e credos em torno de uma mesa com 64 escaques, convidando-nos a vivenciar o que há de mais humano no jogo e na amizade.
Para, juntos, dizermos: AMICI SUMUS!
Para completar este trabalho pedimos que participe de nossa enquete.Clique no link abaixo e nos ajude em nosso trabalho acadêmico.
https://forms.gle/M6eRyDGKRZce2RPJ8
Nenhum comentário:
Postar um comentário